Proteção catódica óleo & gás

Série Radiodetection® PCMX (Pipeline Current Mapper)

Constantemente a Radiodetection® e a Sondeq vêm concentrado esforços no desenvolvimento e produção de equipamentos voltados para o mercado de dutos de transporte de óleo, gás (pipeline) e demais dutos protegidos por sistemas de proteção catódica de corrente impressa.

São produtos referência no mercado que aliam alta tecnologia e performance, imprescindíveis para quem trabalha com localização de tubulações enterradas, avaliação do estado do revestimento externo das mesmas, geoposicionamento, cadastro técnico e escavações em geral.

A Sondeq é reconhecida por sua equipe técnica altamente capacitada e recomendada por empresas renomadas como Petrobras e Comgás para fornecimento de treinamento operacional aos seus colaboradores e prestadores de serviços. A própria Petrobras, por exemplo, adota o procedimento de utilização do equipamento PCM elaborado pela Sondeq como seu padrão.

Série Radiodetection® PCMX (Pipeline Current Mapper)

O modelo PCMx®, uma evolução do equipamento PCM+®, cujo princípio de funcionamento se baseia na atenuação da corrente de proteção catódica e que permite realizar um completo diagnóstico do sistema de proteção catódica, identificando falhas no revestimento, trechos desprotegidos, contatos com outras estruturas e outras informações de grande valor.

O equipamento consiste em um receptor localizador de dutos (pipe locator) de última geração agregado a um sensor especial e um transmissor de alta potência. Este sensor permite obter, a partir da superfície e sem contato físico com a tubulação, a localização precisa do duto, sua profundidade e a corrente gerada pelo transmissor e armazenar estas informações na memória digital do equipamento para interpretações futuras.

Como característica desta nova versão está a capacidade de se comunicar via Bluetooth® com dispositivos smartphones ou tabletes para exportação de dados em tempo real ou mesmo para equipamentos GPS externos de alta precisão.

Vantagens do sistema PCMx®

  • Localiza a tubulação que se deseja inspecionar até uma profundidade de 10 metros
  • Possibilita a inspeção em qualquer ponto da tubulação
  • Permite a utilização em qualquer tipo de pavimento
  • Longo alcance (até 30 km)
  • Independe da qualidade e do tipo de revestimento.
  • Localiza falhas de revestimento e contatos com outras estruturas (métodos PCM e ACVG)
  • Atende às normas de ECDA/NACE
  • Receptor GPS interno que permite armazenar as coordenadas dos pontos locados
  • Exportação de dados para elaboração de gráficos e relatórios digitais
  • Software para interpretação e elaboração de relatórios (opcional)

Localiza falhas de revestimento (Método ACVG)

Compatível com smartphone (App exclusivo) e GPS para elaboração de planilhas eletrônicas e gráficos em tempo real

Galeria de fotos

Entre em contato:
  • R. Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, 674 Vila Jaguara - 05117-002 - São Paulo/SP - Brasil
  • 11 3123-5025

© 2020 Sondeq. Todos direitos reservados.