Notícias

Sondeq entrega para a SABESP o mais moderno sistema robotizado de inspeção de redes

A SABESP, através de sua Superintendência de Tratamento de Esgotos – MT adquiriu, recentemente, o mais moderno e completo sistema de vídeo-inspeção robotizado do Brasil.

Ele será utilizado no programa de inspeção de redes, interceptores e coletores previsto no Projeto de Despoluição do Rio Tietê – Etapa III o que trará mais agilidade e eficiência nas manutenções destas estruturas.

Trata-se de uma unidade autônoma montada em um trailer para transporte e operação o que permitirá à SABESP atuar, caso desejável, em qualquer lugar do Estado de forma ágil e eficiente.

O equipamento é composto de um mini trator robotizado, denominado ROVVER X, dotado de câmera filmadora com iluminação especial, comandado por uma central que coordena seu deslocamento e a gravação de imagens dentro de tubulações com diâmetros de 150 mm até 3.000 mm.

O conjunto consta ainda com uma segunda câmera de escaneamento digital para visualizar e identificar mesmo as menores irregularidades encontradas dentro da tubulação e um dispositivo perfilador laser, capaz de medir com precisão milimétrica a geometria e eventual ovalização das redes. Tudo isso associado a um software que compila todos os dados e emite relatórios e laudos detalhados do estado das redes e o seu procedimento de intervenção futura.

Cabine de comando – toda a operação do equipamento é simples e intuitiva através de joysticks



Versátil – agregando componentes é possível inspecionar redes de Ø 150 a 3.000 mm

Com esse novo sistema, será possível identificar, no local exato, todas as irregularidades existentes dentro dos interceptores, tais como: fissuras, abatimentos, obstruções e demais fatores que interferem no fluxo dos efluentes coletados.



Todos os componentes podem ser instalados ou substituídos no próprio trailer

A direita: Inspeção visual ou com laser (geometria)

Segundo a SABESP, o novo equipamento trará mais agilidade no processo de manutenção e operação dos sistemas de interceptação de esgotamento sanitário permitindo que as equipes tomem ações corretivas e preventivas necessárias, reduzindo custos, tempo e minimizando os impactos ambientais decorrentes de vazamento de esgoto. Além disso, permitirá evitar grandes transtornos ao trânsito, já que a intervenção poderá ocorrer no ponto exato do problema.

Recentemente a SONDEQ realizou o treinamento das equipes de operadores da SABESP que estão habilitados e capacitados a utilizar o equipamento.

O sistema ROVVER X é fabricado de forma totalmente modular e pode ser montado em uma van, um trailer ou até em um pequeno container.

De acordo com a sua configuração, ele pode inspecionar tubulações de diâmetros de 150 mm a mais de 3.000 mm. Quando agregado a acessórios especiais como um dispositivo laser profiler, permite além da inspeção visual das redes, realizar a análise estrutural das mesmas, emitindo um laudo de integridade.

Outras possibilidades são a combinação de ferramentas de cadastramento das redes com exportação para GIS, equipamentos de reparo pontual, etc.



Rovver X com câmera de escaneamento digital

A operação do equipamento é simples e intuitiva e não requer treinamento intensivo

Equipe treinada e habilitada!

Vídeo

Aceitamos:

SONDEQ
R. Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, 674
Vila Jaguara - 05117-002 - São Paulo/SP - Brasil
(Mapa de localização)
Tel: 11 3123-5025
Email: correio@sondeq.com.br

GRAAACC