Medidor de tensão de puxamento

Grundolog®

Série Grundolog®

Por que medir a carga de tração?

A medição da carga de tração exercida nas tubulações de polietileno durante a etapa de puxamento das mesmas por método não destrutivo MND é um meio de garantir a qualidade na instalação destas tubulações, pois é possível certificar que os tubos não sofreram stress acima da capacidade que podem suportar. É uma questão de assegurar a integridade das tubulações instaladas por MND.

Com um dispositivo que permite medir em tempo real as cargas exercidas à tubulação durante o processo de puxamento é possível protege-las, já que é possível interromper o puxamento, por exemplo, caso a carga de puxamento atinja o limite máximo aceitável.

A Tracto-Technik desenvolveu o equipamento GRUNDOLOG, compatível com qualquer marca e modelo de equipamento de perfuração HDD e é aplicável a todos os Métodos Não Destrutivos de instalação de tubulações que utilizam puxamento das mesmas.

Fabricado em quatro tamanhos capazes de medir até 15, 40, 125 e 250 toneladas de força tração permitem abranger praticamente toda a linha de máquinas perfuratrizes direcionais do mercado e todos os diâmetros de tubulações que estas máquinas são capazes de puxar.

A precisão de medição do equipamento possui um erro de apenas 0,1% do valor da medição nominal, precisão que nenhum outro dispositivo é capaz de atingir.

O armazenamento de dados é suficiente para aproximadamente. 35 horas de medição contínua com intervalos de medição de 1 segundo

O sistema atende às seguintes normas alemãs:

– DVGW-GW 321 – (Perfuração horizontal direcional HDD)

– DVGW-GW 322/1 – (Substituição de tubulações de água e gás por Pipe-Bursting)

– DVGW-GW 323 – (Renovação de tubulações por MND)

– DWA M143-15 – (Substituição de tubulações de esgotos por Pipe-Bursting)

– RSV 8 – (Renovação de tubulações de drenagem por Pipe-Bursting)

De acordo com essas normas, as cargas de tração que afetam diretamente o tubo produto devem ser medidas e registradas para consulta futura.

Quais cargas de tração admissíveis?

As cargas admissíveis a que as tubulações são submetidas são calculadas e disponibilizadas pelas empresas concessionárias de água e gás para as empresas executantes das obras de instalação de tubulações.

No Brasil, empresas como SABESP, COMGÁS, SULGÁS e COMPAGÁS já possuem normas próprias e tabelas de cargas admissíveis.

Entre em contato:
  • R. Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, 674 Vila Jaguara - 05117-002 - São Paulo/SP - Brasil
  • 11 3123-5025

© 2021 Sondeq. Todos direitos reservados.